No curso presencial, meu grupo trabalhou o texto "Avestruz", de Mário Prata. Primeiramente, após lermos "Progressão, Sequência e Gêneros" elaboramos como poderíamos trabalhar este texto em sala de aula. Utilizaríamos a sequência didática, sequência de módulos de ensino para melhorarmos nossa prática. Trabalhar com gêneros textuais é indispensável, pois estudamos a situação de linguagem. Para se ler uma crônica, por exemplo, devemos perceber todas as suas dimensões: estrutura comunicativa, suas configurações específicas e seus conteúdos.
Série: 6ª série – Aulas: 05 aulas
Objetivos: Desenvolver as capacidades de leitura, de decodificação e de compreensão. Ativar conhecimentos de mundo; checar hipóteses, localizar informações, fazer generalizações, produzir inferências locais e globais; desenvolver as capacidades de apreciação (interação), definir as metas de atividades de leitura; percepção de relações de intertextualidade temática e discursiva.
Primeiro, antes de ler o texto em voz alta para os alunos, perguntar o que eles sabem sobre avestruz (como vive, como se alimenta, por que é comercializado, etc.). Aguardar a participação da sala de aula no processo comunicativo.
Após a leitura, gerar um debate sobre toda a situação passada pelo narrador e por sua experiência com o avestruz. Produzir questionamentos: E se o avestruz ficasse no apartamento?
Assistir alguns desenhos animados, para analisar como o avestruz é representado em nossa sociedade, características reais ou exageradas.
Apresentar o escritor da crônica. Sua maneira de escrever e a escolha de seus temas.
Aplicar o conteúdo sistêmico sobre características da Crônica.
Propor uma produção textual com finais diferentes do texto.
Nessa sequência didática é importante observar a escolha do gênero, esclarecer os objetivos e permitir intervenções dos alunos.
Nesse trabalho focamos a aprendizagem incidental, na realização da ação, e aprendizagem intencional. Vygotsky afirma que a cooperação social é o fator determinante das transformações e dos progressos que ocorrem.
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