Páginas

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Situação de aprendizagem: 

"Meu primeiro beijo" - Antonio Barreto

Público alvo:  8º ou 9º ano
Aulas: 6
Objetivos: conduzir o aluno a refletir sobre o gênero crônica em razão de suas características de função, conteúdo, organização e estilo;
                viabilizar o estabelecimento de relações entre os gêneros textuais diversos e a sociedade que está ao redor do estudante, considerando o contexto sócio histórico do gênero estudado;

Proposta:
  • Antes da apresentação da crônica, será representado aos alunos imagens de grandes artistas de cinema em cenas que exploram o ato de beijar;
  • Em seguida, será apresentado o título da crônica, que fará com que estimule o conhecimento prévio do aluno a respeito do ato em si e a relação com as imagens;
  • A partir dessa pequena discussão, é importante fazer questionamentos que explorem e agucem os sentidos dos alunos, incentivando o interesse pela leitura do texto.
  • Ao finalizar a discussão, apresenta-se a biografia do autor e o contexto histórico em que a crônica foi criada;
  • Leitura em voz alta pelo professor;
  • Durante a leitura explorar os sentimentos que envolvem o primeiro beijo, a beleza da adolescência e a descoberta de novas sensações, questionamentos a respeito do conto, identificação de palavras-chaves, anotar palavras desconhecidas etc;
  • Interpretação da crônica e uso do dicionário para palavras desconhecidas;
  • Depois da análise mais profunda da crônica, explorar as questões que envolvem a estrutura do gênero estudado, com questionamentos que propiciem aos alunos chegarem a um "denominador comum", a fim de produzirem em conjunto uma ficha textual sobre o gênero, suas características, autor etc.
  • Pedir aos alunos que façam um relato pessoal (escrito ou oralmente), como produto final da crônica;

Nenhum comentário:

Postar um comentário