Situação de aprendizagem:
"Meu primeiro beijo" - Antonio Barreto
Público alvo: 8º ou 9º ano
Aulas: 6
Objetivos: conduzir o aluno a refletir sobre o gênero crônica em razão de suas características de função, conteúdo, organização e estilo;
viabilizar o estabelecimento de relações entre os gêneros textuais diversos e a sociedade que está ao redor do estudante, considerando o contexto sócio histórico do gênero estudado;
Proposta:
- Antes da apresentação da crônica, será representado aos alunos imagens de grandes artistas de cinema em cenas que exploram o ato de beijar;
- Em seguida, será apresentado o título da crônica, que fará com que estimule o conhecimento prévio do aluno a respeito do ato em si e a relação com as imagens;
- A partir dessa pequena discussão, é importante fazer questionamentos que explorem e agucem os sentidos dos alunos, incentivando o interesse pela leitura do texto.
- Ao finalizar a discussão, apresenta-se a biografia do autor e o contexto histórico em que a crônica foi criada;
- Leitura em voz alta pelo professor;
- Durante a leitura explorar os sentimentos que envolvem o primeiro beijo, a beleza da adolescência e a descoberta de novas sensações, questionamentos a respeito do conto, identificação de palavras-chaves, anotar palavras desconhecidas etc;
- Interpretação da crônica e uso do dicionário para palavras desconhecidas;
- Depois da análise mais profunda da crônica, explorar as questões que envolvem a estrutura do gênero estudado, com questionamentos que propiciem aos alunos chegarem a um "denominador comum", a fim de produzirem em conjunto uma ficha textual sobre o gênero, suas características, autor etc.
- Pedir aos alunos que façam um relato pessoal (escrito ou oralmente), como produto final da crônica;

Nenhum comentário:
Postar um comentário